sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

MAIS DICAS

1.  Tornar os legumes cozidos mais verdes - Para tornar mais verdes alguns legumes, junte uma colher de chá de açúcar à água do cozimento. Faz o mesmo efeito que bicarbonato de sódio e não altera a qualidade dos alimentos.
2.  Manter o verde natural do espinafre (Testado) - Para preservar o verde natural do espinafre, logo após o cozimento, mergulhe-o em água fria.
3.  Para acentuar a cor da beterraba - Adicione 2 ou 3 colheres de sopa de vinagre à água de cozimento.
4.  Conservar alface I - Para conservar a alface bem fresquinha, guarde-a na geladeira dentro de um saco plástico bem fechado. Assim ela dura até 5 dias.
5.  Conservar alface II - Lave a alface apenas quando a for preparar, e guarde-a na geladeira sem lavar.
6.  Alface - As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito de seu valor nutritivo. Deixe as folhas inteiras ou rasgue-as com as mãos.
7.  Conservação da alface ou salsa na geladeira - Enrole a verdura (não lavada) em papel toalha e coloque-o num saco plástico fechado. Dura mais de uma semana.
8.  Salsa fresca todo o ano - Corte a salsa e coloque-a num pote de plástico no congelador. A salsa dura o ano todo, sem melar.
9.  Salsa fresca durante 2 a 3 semanas - Lave a salsa muito bem, escorra-a e coloque-a na geladeira dentro de um frasco de vidro com tampa.
10. Maneiras de pelar pimentões (Testado) - Coloque cerca de 3 cm de óleo em uma frigideira, aquecendo-a bem (até quase o ponto de soltar fumaça). Faça um corte na lateral do pimentão para que não estoure. Coloque o pimentão no óleo quente e deixe fritar por alguns segundos, até o pimentão atingir uma coloração bege e a pele se tornar transparente. Vire-o e repita o operação do outro lado. Retire o pimentão, deixe-o esfriar sobre papel absorvente e então retire a casca sob água corrente. Coloque os pimentões em uma forma e leve ao forno quente até que a pele esteja transparente. Deixe esfriar e descasque. Espete um garfo no pimentão e mantenha-o sobre a chama, queimando-o até que a pele se solte. Deixe esfriar e retire a casca sob água corrente.
11. Secando a baba do quiabo (Testado) -Para diminuir a baba do quiabo, coloque algumas gotas de limão ou adicione uns pedacinhos de tomate.
12. A cor das beterrabas - Quando cozinhar beterrabas, junte um pouco de açúcar.
13. Repolho roxo - Repolho roxo fica mais gostoso se levar um pouquinho de vinagre e uma pitada de açúcar.
14. Salada de repolho mais digestiva (Testado) - O repolho picado fino ficará melhor e mais digestivo na salada se você deixá-lo de molho por meia hora em água fria e sal.
15. Limpando a couve-flor (Testado) - Para eliminar os bichinhos que se escondem nas flores da couve-flor e do brócolis, deixe-os de molho por 15 minutos em água e sal.
16. Vargens verdes - Para as vagens ficarem verdinhas, junte uma colher de café de açúcar, quando estiverem cozinhando, sem tampar.
17. Descascar cenouras - Evite descascar a cenoura e outros legumes, pois a maior parte das vitaminas está na casca. Raspe-as ligeiramente, apenas.
18. Descascar Chuchu (Testado) - Descasque os chuchus sob a torneira aberta par evitar que seu suco grude nas mãos e manche a pele.
19. Para cozinhar legumes - Pique os legumes antes de cozinhar e cozinhe-os em um mínimo de água para evitar que percam nutrientes.
20. Diminuindo odores - O repolho e a couve-flor ficam com o cheiro mais brando se você puser uma fatia de pão para cozinhar na mesma panela.
21. Cenouras murchas? - Quando encontrar cenouras ou rabanetes murchos na geladeira, coloque-as dentro d’água e voltarão ao normal.
22. Aproveitando talos de brócolis - Para aproveitar bem o brócolis, tire a parte superior da casca dos cabos, descascando-os, até sentir a parte macia e cozinhe-os com as flores.
23. Cogumelos escuros? - Se os cogumelos estiverem um pouco escuros, deixe-os de molho na água com limão.
24. Se você quer ter beterrabas bem vermelhas - Antes de cozinhá-las, coloque-as na água com casca e com 5 centímetros do talo e acrescente 2 colheres de sopa de vinagre.
25. Para deixar a couve-flor bem branquinha - Coloque um pouco de leite na água do cozimento.
26. Para eliminar a baba do quiabo - Lave-o, seque-o e coloque-o inteiro em uma tigela com suco de limão por 15 minutos. Lave, corte-o e cozinhe.

A Respeito de Frutas
1.  Poncheira natural (Testado) - Quando for fazer uma festa enão tiver uma travessa apropriada para o ponche ou a salada de frutas, faça uma com uma melancia alongada.
2.  Bananas à milaneza- TestadoPara fritar bananas, passe-as primeiro na maisena, depois no ovo e na farinha de rosca.
3.  Como comprar laranjas (Testado) - Quando for comprar laranjas para fazer suco, escolha as mais pesadas, pois terão mais suco. O mesmo é válido para os limões e os maracujás.
4.  Para coar frutas (Testado) - Use sempre peneira de nylon para coar frutas, pois o ferro as escurece.
5.  Como guardar o limão cortado - Se você cortou um limão e não vai usá-lo todo, coloque a metade intocada num pires com vinagre.
6.  Cascas de abacaxi (Testado) - Não jogue fora as cascas de abacaxi. Use-as para amaciar carnes.
7.  Como impedir que as frutas escureçam? - Se for usar bananas ou maçãs numa torta, salpique suco de limão ou laranja para evitar que fiquem escuras e só corte-as com faca inox.
8.  Sumo de limão I - Se mergulhar o limão em água quente durante 15 minutos, antes de o espremer, conseguirá o dobro do sumo.
9.  Sumo de limão II - Para que seja mais fácil extrair o sumo de um limão, bata na banca da cozinha sem rebentar. Ou então aqueça o limão no microondas por 1 minuto.
10. Conservar limão - Para conservar o limão por mais tempo guarde-o num frasco de vidro bem fechado.
11. Conservar o abacate descascado - O abacate não ficará preto se for pincelado com sumo de limão.
12. Como saber se o abacaxi está maduro - Para verificarmos se está maduro é necessário verificar a malha, quanto mais aberta, mais esticada estiver, mais maduro. Portanto se estiver “espinhando” ou as malha estiverem pontudas, mais verde. O Abacaxi é um fruto não climatérico, ou seja, não amadurece depois de colhido, não muda seu sabor para mais doce, se foi colhido verde e azedo vai permanecer azedo até apodrecer. Ao puxar a folha e ela soltar pode acontecer de o fruto já estar passando do ponto (fruto velho).
13. Lave bem os figos - Lave bem os figos, pois a poeira branca que se deposita em sua casca é um produto para prevenir pragas.
14. Como descascar pêssegos para doces - Quando for fazer doce de pêssegos, descasque-os mais facilmente fervendo-os por 3 ou 4 minutos em água com bicarbonato.
15. Não utilize abacaxi fresco numa sobremesa com gelatina, use em calda - A fruta possui uma enzima que não deixa a gelatina endurecer. Para amadurecer os abacates rapidamente, enterre-os numa vasilha cheia de farinha branca.
16. Quando você cortar o abacate e usar apenas uma de suas partes - Coloque um pouco de farinha de rosca na superfície da outra parte para não escurecer.
17. O creme de abacate não escurece se for colocado dentro da vasilha - O próprio caroço, ou uma colher de aço inoxidável e guardar na geladeira.
18.Para o abacate cortado não escurecer - Passe uma camadinha bem fina de margarina na superfície da parte cortada.
19.O creme de abacate não escurece - Se você colocar dentro da vasilha o próprio caroço do abacate, ou uma colher de aço inoxidável, e guardar na geladeira.
20.Para dar um cor rosada à banana em calda (Testado) - Acrescente uma casca de banana ao xarope do cozimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário