terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A BERINJELA

É uma herbácea de até 1 m de altura, com caule ereto e com ramificações. As folhas são alongadas na cor verde, pilosa e às vezes com o pecíolo espinhoso. O fruto é carnoso, redondo ou oval e alongado com a casca lisa e a coloração arroxeada.
É um vegetal muito versátil que compõe a culinária internacional, como o curry da Índia, o moussaka grego, o baba ghanoush do Oriente Médio e o ratatoiulle francês. Devido à consistência similar à da carne, é muito utilizada na preparação de pratos vegetarianos.
A berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras.
Quando muito madura, por ter sido guardada durante muito tempo, ou quando colhida precocemente, tem aparência murcha, enrugada e mole, e o sabor pode ser amargo e desagradável.
Até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de 4 dias.
Antes de ser preparada, deve ser bem lavada em água corrente.
Deve ser cortada imediatamente antes do preparo.
Pode ser consumida cozida, assada, frita, grelhada, em conserva, recheada e refogada. Devido à consistência esponjosa, quando é frita, absorve muito óleo e o valor calórico final da preparação é aumentado em até 4 vezes.
Sempre que possível a berinjela deve ser preparada com casca e em pedaços grandes para minimizar a perda de nutrientes. Deve-se evitar o tempo prolongado de cozimento em altas temperaturas, reduzindo assim as perdas das vitaminas hidrossolúveis.
Se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para evitar a perda de nutrientes por dissoluçãoA mais conhecida é a berinjela de casca roxa e formato ovalado, mas também existem as de coloração branca, creme, rajada e formatos redondo e alongado.Existe a berinjela branca, mas é utilizada para fins ornamentais.
É originaria da Índia, cultivada na África, de onde chegou a Europa e mais tarde nas Américas; Encontrada no Brasil desde o séc. XVII.
Acredita-se que os padres carmelitas foram os primeiros a experimentá-las em seus conventos.
Nomes populares berinjela, berengens e tongu.
Curiosidades => Eggplant para os americanos - aubergine para os britânicos.
Parte usada – o fruto
Indicação e Utilização: O fruto deve ser utilizado não inteiramente maduro. A casca do fruto deve ser retirada, seca ao sol e conservada em sacos de papel.
A berinjela é um protetor das funções hepáticas, aumenta a produção de bílis e sais biliares. Facilita a contração da vesícula biliar, é laxante e digestiva. Diminui e regula o colesterol.
Para reduzir o colesterol: Coloque 1 fatia pequena de casca crua ou seca em 1 xícara (chá) de água em fervura. Deixe ferver por 5 min. E abafe. Deixe em maceração por 15 min. Coe. Tome 1 xic. (chá) 2 vezes ao dia, sendo a primeira dose pela manhã, em jejum.
Com os frutos preparam-se saladas, recheadas, ou então fritos, cortados às rodelas, empanados ou não. A polpa torna-se de sabor suave quando é cozida ou assada que se desfaz na língua.
Muitos substituem a massa de lasanha por berinjelas cortadas ao longo, ao invés de rodelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário