quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CURIOSIDADES

Beringela (é)
(espanhol berenjena) s. f.
1. Bot. Planta solanácea.
2. Fruto dessa planta.

Nota: No português do Brasil, Berinjela.

Beringela [Ortografia / Lexicografia]

Estava fazendo uma pesquisa e me deparei com a palavra beringela grafada com g e em outro dicionário a encontrei com j.
Como devo escrever?

Beringela é a forma preferencial e é a única forma atestada em todas as obras de referência consultadas para o português europeu. A forma berinjela aparece apenas registrada em dicionários ou vocabulários brasileiros. De entre os dicionários brasileiros, o Dicionário Aurélio e o Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras registram apenas a forma berinjela, enquanto o dicionário Aulete Digital e o Dicionário Houaiss registam as duas formas (este último regista berinjela explicitamente como forma não preferencial, remetendo-a para a forma beringela).
Esta diferença de registos deve-se essencialmente à existência, em português, de duas consoantes para representação do mesmo som, o que originou, em muitas palavras de origem árabe (veja-se, por exemplo, casos como alfange/alfanje, alforge/alforje ou alquequenge/alquequenje), duas tradições lexicográficas distintas, no português europeu tendencialmente com g, no português brasileiro tendencialmente com j.

Bibliografia: Rebelo GONÇALVES, Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa, Coimbra: Atlântida, 1947, pp. 26-27.

• Com a berinjela é possível fazer tortas de sabor agradável. É vendida em pó como fitoterápico.
• Cozida, frita, assada ou grelhada, a berinjela combina bem com pimento, tomate, cebolas e azeitonas, tornando-se um óptimo acompanhamento para carnes grelhadas e assadas. Também se podem fazer gostosas porções com vinagre com sabor característico.
• Se guardada dentro do frigorífico, num saco plástico, dura de uma a duas semanas.
• Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.
• Uma boa maneira de aproveitar todas as suas propriedades sem sentir o sabor amargo do fruto. É corta-lo em cubos e mistura-lo ainda cru ao alimento, no momento da refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário